quinta-feira, 7 de maio de 2015

ONDE TUDO COMEÇOU



No início da década de 1960, o então recém-ordenado Padre Ágio Augusto Moreira, foi destacado para a paróquia de Jamacaru, distrito de Missão Velha-CE. Naquela localidade o Padre Ágio presenciou o trabalho de agricultores colhendo café, arroz e algodão, entoando os “CÂNTICOS DE TRABALHO”, entoados à duas vozes. Um naipe de voz masculino e um naipe de voz feminino. Segundo o próprio Padre Ágio, um “CORAL NATURAL PERFEITO”. Ali passou a alimentar o sonho da criação de uma Escola de Música para camponeses.
Transferido para o Crato, a Escola dos seus sonhos teve o seu período embrionário por volta do ano de 1965 no distrito do Lameiro, depois concebida no Distrito de Belmonte com o nome Escola de Educação Artística Heitor Vila Lobos. Anos depois foi criada a Sociedade Lírica do Belmonte – SOLIBEL.

O trabalho desenvolvido pelo Padre Ágio, objetivou o resgate da autoestima, e do auto reconhecimento daquele povo como partícipe dos processos sociais através da formação humana e da busca da ascensão social dos moradores daquela comunidade através do ensino/aprendizagem da música. 
A Sociedade Lírica do Belmonte, SOLIBEL, desenvolve ações articuladas com outras entidades e instituições para compartilhar, propagar e popularizar a música erudita e instrumental. Os resultados são exitosos há mais de cinco décadas na comunidade. 

A SOLIBEL atende atualmente cerca de 200 crianças, jovens e adultos que lá encontram 
uma oportunidade de ascensão pessoal através da música. 

A expectativa dos realizadores do presente documentário é de que todo o histórico do Padre 
Ágio possa despertar na sociedade o desejo de ser partícipe e mantenedora do seu projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário